mindenvp.gov.ao
Ministério
23 Maio de 2022 | 08h05 - Actualizado em 23 Maio de 2022

ABERTO O CICLO DE PALESTRAS DAS FESTIVIDADES DO HERÓI NACIONAL

Teve início na manhã de hoje, dia 23, em Luanda, o ciclo de palestras alusivas ao centenário Dr. António Agostinho Neto, a nível do ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria e das Forças Armadas Angolanas.

O referido ciclo de palestras visa homenagear os 100 anos do saudoso presidente Neto, a assinalar-se a 17 Setembro  do ano em curso.

No acto, o Secretário de Estado para os Veteranos da Pátria, Domingos André Tchikanha realçou, que a actividade enquadra-se no vasto programa do Executivo, com objectivo de render tributo  ao primeiro Presidente angolano e preservar o legado deixado pelo mesmo.

Neste contexto, o General Domingos André Tchikanha ressaltou que a cerimónia realiza-se numa altura em que os esforços da nação convergem na preservação da paz e da democracia, e que são visíveis os ganhos da Reconciliação Nacional, a construção e reabilitação de infra-estruturas, assim como a captação de investimentos e o melhoramento das condições de vida dos cidadãos.

Baseando-se na célebre palavra de ordem do saudoso Dr. António Agostinho Neto segundo a qual " O mais importante é resolver os problemas do povo”  o Secretário de Estado para os Veteranos da Pátria, sublinhou que a celebração do centenário do fundador da Nação constituirá um marco de transcendental importância para gerações futuras, por coincidir com a realização das quintas eleições  gerais previstas para o mês de Agosto, nos termos da Constituição da República.

"É justo, agradável  e reconfortante, descrever a trajectória histórica da eminente figura do Dr. António Agostinho Neto, os contornos da sua vida e riqueza literária, numa época em que " a luta continua” na produção de bens e serviços, nos campos agrícolas, nas fábricas, e na indústria transformadora, onde depende o desenvolvimento e progresso do país, consequentemente, a melhoria do ambiente de negócios e a promoção do auto-emprego”, afirmou.

No entanto, o Presidente da Fundação Sagrada Esperança, Roberto de Almeida disse que Dr. António Agostinho Neto desempenhou um papel bastante importante não só na libertação de Angola mas também de África Austral.

A cerimónia foi marcada  com a deposição de uma coroa de flores no sarcófago do saudoso Presidente Neto, e por vários momentos culturais, como a declamação de poesias, canções e a exibição de uma peça teatral retratando sua vida e obra.

Estiveram presentes, além dos membros da mesa do presídio, oficiais Generais, Almirantes, Comissário, Superiores distintos Directores Nacionais, e funcionários afectos ao ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria e das Forças Armadas Angolanas.




 

 

 

 

 

 

 

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais