O Ministério da Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, realizou nesta quinta-feira, 28 de Setembro, uma palestra subordinada ao tema “os efeitos e consequências da Imigração Ilegal em Angola”, proferida pelo Director da Escola Nacional de Migração, Comissário Manuel Evaristo.
O Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, realizou nesta quinta-feira, 28 de Setembro, uma palestra subordinada ao tema "os efeitos e consequências da Imigração Ilegal em Angola”, proferida pelo Director da Escola Nacional de Migração, Comissário Manuel Evaristo.
A palestra foi realizada, no quadro da implementação do plano de actividades do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e das Forças Armadas Angolanas, para os adidos de Defesa acreditados na República de Angola.
Durante a palestra, o Comissário de Migração, Manuel Evaristo disse que "a Imigração Ilegal significa a entrada ou travessia de fronteiras ou permanência sem respeitar os requisitos para a entrada legal num determinado país".
O Comissário Manuel Evaristo afirmou ainda que "a entrada do cidadão estrangeiro no território nacional deve efectuar-se nos postos de fronteiras qualificados para o efeito, sem prejuízo do estabelecido, do acordo sobre a livre circulação de pessoas e bens de que a República de Angola seja parte".
Por outro lado, o palestrante apontou como principais causas da Imigração Ilegal, a motivação por razões económicas, políticas e as guerras.
Para o Director da Escola Nacional de Migração, para combater este mal é importante, "promover o diálogo permanente com as representações diplomáticas e consulares dos países cujos cidadãos imigram para República de Angola, de forma a se debaterem as causas e adoptar medidas conjuntas para a redução do volume migratório".
Participaram da palestra o Director Nacional Adjunto de Política de Defesa para Relações Internacionais, Brigadeiro José Catumbela, que fez a abertura do acto, a Directora adjunta para Política de Defesa Nacional, Dra. Leide Cussamba, os adidos de Defesa acreditados em Angola e funcionários do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e veteranos da Pátria.