No âmbito das relações bilaterais entre as Repúblicas de Angola e da Zâmbia, no domínio da Defesa e Segurança, o ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, general reformado, João Ernesto dos Santos Liberdade, discursou na Sessão de abertura da 33ª Reunião da Comissão Mista de Defesa e Segurança Zâmbia-Angola, que teve lugar na cidade de Luzaka, de 05 a 08 de abril, na República da Zâmbia.
A reunião teve objectivo de reforçar a cooperação entre os dois povos no domínio da Defesa, foi antecedida pela reunião dos altos funcionários que prepararam o encontro dos ministros da Defesa dos dois países.
Ao discursar na abertura da sessão ministerial da referida reunião o ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria general João Ernesto dos Santos Liberdade reconheceu que "o país vive momentos de elevada ansiedade decorrente de um período de pré-campanha para as Eleições Gerais previstas para agosto do ano em curso, estando a terminar o Processo de Registo Eleitoral Oficioso para os cidadãos nacionais com idade eleitoral”.
O ministro disse ainda que "o Executivo angolano desenvolve acções estruturantes para sustentar a diversificação da economia, com acções tendentes a atracção de investimento privado para a produção interna de bens de consumo, a valorização do capital humano nacional e a captação de mais receitas provenientes do sector não petrolífero”.
O ministro garantiu que "a situação político-militar e de Segurança na República de Angola é caracterizada por um clima de Paz e de estabilidade”.