mindenvp.gov.ao
Ministério
30 Outubro de 2022 | 16h11 - Actualizado em 31 Outubro de 2022

CIDADE DO LUBANGO ACOLHE REUNIÃO DO COMITÉ CONJUNTO DE ALTO NÍVEL ANGOLA- NAMÍBIA

A cidade do Lubango, província da Huíla, acolheu hoje, dia 30 de Outubro, a reunião do Comité de Alto Nível Angola – Namíbia, no âmbito da cooperação no domínio de Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria..

Na ocasião, o Vice-Governador para Área Técnica e Infraestruturas da Província da Huíla em representação do governador provincial, Engenheiro Hélio Deliza de Almeida Neto, desejou boas vindas à delegação namibiana tendo destacados as relações históricas entre Angola e a Namíbia, referindo que, "o projecto de construção do monumento de Cassinga representa aquilo que foi e que é até hoje, o desenvolvimento de todas acções das duas nações, pelo qual a província da Huíla acolhe com bastante agrado a reunião do Comité Conjunto de Alto Nível e grupo técnico que visa dar conclusão a construção do monumento”.

Por sua vez, o Secretário de Estado para Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, General Domingos André Tchikanha, em representação de Sua Excelência Ministro da Defesa Nacional, na sua intervenção, enfatizou, as relações bilaterais entre Angola e  Namíbia como a  "partilha de valores históricos e memoráveis comuns que remontam aos longínquos anos de libertação nacional dos nossos países, e que a construção do Monumento de Cassinga e Xetekela representam a mais emblemática forma de dignificar os heróis angolanos e namibianos que tombaram nas diversas batalhas pela conquista e preservação das nossas independências, particularmente no massacre perpetuado pelas Forças Armadas Sul Africanas do Apartheid, a 4 de Maio de 1978”.

O honorável Frans Kapoli, Ministro da Defesa e Assuntos de Veteranos da República da Namíbia, ao intervir realçou que, o projecto de construção do monumento de Cassinga em execução, estará a honrar o legado duradouro dos heróis da luta de libertação, e que o mesmo já se encontra muito avançado e aguardando a sua conclusão.

A delegação angolana foi integrada pelo embaixador Alfredo Dombe, Secretário Geral das Relações Exteriores, Dra. Jovelina Imperial e Costa, embaixadora da República de Angola na República da Namíbia, representantes do Ministérios da Cultura e Turismo, bem como altos funcionários do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

Enquanto que a delegação namibiana foi constituida pela Dra. Esther Ana Nghipondoka ministra da Educação, Arte e Cultura, Patrick Nandago, Embaixador da República da Namíbia na República de Angola, bem como altos funcionários do Governo namibiano.

No final, o Ministro da Defesa e Assuntos dos Veteranos da Namíbia, disse que o seu país tudo fazer para a conclusão do Monumento de Cassinga, que vai unir mais relações de cooperação entre os dois países.




Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais