O Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, nos termos da Constituição da República de Angola e amparado pela Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas, nomeou na sexta-feira 14 de Outubro do corrente, o Almirante Valentim Alberto António para o cargo de Comandante da Marinha de Guerra Angolana (MGA).
João Lourenço, pediu ao novo Comandante da MGA que ajudasse a retirar a mesma da situação em que se encontra, afirmando que "o projecto de reequipamento vai coloca-la a altura dos grandes desafios de um país que tem milhares de quilómetros de costa".
"Eu costumo a dizer que a Marinha de Guerra Angolana é o parente pobre da família. Já estamos a trabalhar muito seriamente no sentido de retirarmos perante a condição". Disse
Valentim Alberto António, já exerceu as funções de Comandante na zona Marítima nº3, da Região Naval Norte nas províncias de Cabinda, do Zaire e do Bengo, foi chefe da Direcção de Operações da Marinha de Guerra Angola, chefe de Estado-Maior da MGA, bem como Segundo Comandante da referida instituição.