O mistério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, através do Centro Nacional de Desminagem, realizou no dia 08 de Novembro de 2023, no Município do Cuíto Cuanavale, o acto de Entrega de Meios de Desminagem as Brigadas que vão intervir na via Cuíto Cuanavale - Mavinga.
O referido acto foi presidido pelo ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, General-de-Exército, João Ernesto dos Santos "Liberdade", que na ocasião enalteceu que, no quadro das Operações de desminagem em curso no país e no cumprimento do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 (PND), o Executivo continua empenhado nas acções que visa, o cumprimento das suas responsabilidades relativas à desminagem de diversas áreas para a construção de infra-estrutura sociais e económicas estratégicas.
Salientou ainda que "A província do Cuando Cubango foi um dos principais palcos de conflito armado em Angola e contribui para a libertação da África Austral, com a histórica e memorável Batalha do Cuíto Cuanavale, razão pela qual, apesar do grande esforço na desminagem e destruição dos engenhos explosivos, ainda são visíveis alguns fragmentos remanescentes da guerra que, infelizmente e lamentavelmente, ainda são a causa de alguns acidentes envolvendo populares, entre as quais criança".
Ao dar as boas vindas a delegação do MINDENACVP que trabalhou no Cuíto Cuanavale, o Governador provincial do Cuando Cubango, Dr. José Martins, se congratou com a operação de Desminagem projectada para o troço Cuíto Cuanavale - Mavinga, por todas as vantagens que trará para a circulação de pessoas e mercadorias muito necessária para alavancar o processo de desenvolvimento dos municípios do Cuíto Cuanavale, de Mavinga e da província no geral.
O Director do Centro Nacional de Desminagem, Tenente-general reformado, Carlos Sachimo, ao tomar a palavra disse que, foram identificadas 255 áreas suspeitas de estarem minadas no Cuando Cubango, foram registados 30 acidentes com engenhos expolisivos que causaram 63 vítimas, das quais 40 feridos, 2 ilesos e 21 mortos, o que exige dos operadores nacionais e internacionais maior esforço e dedicação no exercício das suas actividades, realçou.
A cerimónia em causa serviu também para fazer o Lançamento da Campanha Nacional de Sensibilização e Educação sobre Risco de Minas e Engenhos Explosivos não Detonados, movimento que convém intensificar pelo número de incidentes que se vão reportando um pouco por todo país, tendo como principais vítimas a população camponesa no exercício da actividade agrícola e outros cidadãos colectores de fragmentos ferrosos para sua comercialização, entre os quais alguns engenhos Explosivos detonados ou não.
Varias entidades do Executivo assistiram ao acto, nomeadamente Secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do MINDENACVP, General (Reformado) Domingos André Tchikanha, a Vice-Governadora para esfera Política, Económica e Social da província do Cuando Cubango, Dra. Helena Chimena, Oficiais Generais e quadros Seniores do MINDENACVP e das Forças Armadas Angolanas, do Governo Provincial do Cuando Cubango, autoridades tradicionais e Eclesiásticas locais.