O Instituto Superior Técnico Militar (ISTM)/FAA, foi o palco, onde o Ministro da Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, recebeu os cumprimentos de Fim de Ano, nesta quarta-feira, 28 de dezembro, dos oficiais generais, almirantes, superiores, capitães, subalternos e trabalhadores civis do Ministério da Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
MINISTRO RECEBE CUMPRIMENTOS DE FIM DE ANO
O Instituto Superior Técnico Militar (ISTM)/FAA, foi o palco, onde o Ministro da Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos "Liberdade”, recebeu os cumprimentos de Fim de Ano, nesta quarta-feira, 28 de dezembro, dos oficiais generais, almirantes, superiores, capitães, subalternos e trabalhadores civis do Ministério da Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
Ao discursar na cerimónia, o ministro João Ernesto dos Santos "Liberdade” referiu que durante o ano que está preste a terminar registaram-se avanços estruturantes do ponto de vista organizacional, com o processo de Reestruturação e redimensionamento em curso no Sector da Defesa.
O titular da pasta da Defesa Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria disse que, "no domínio dos Recursos Humanos e valorização dos efectivos, procedeu-se ao ajustamento salarial do vencimento dos efectivos das Forças Armadas Angolanas.
"No domínio do sistema de Ensino Militar, o processo foi revisto de modo a ajustá-lo às exigências do actual contexto geoestratégico, potenciando a formação interna dos nossos quadros e reduzir a formação militar no exterior”, disse.
O Ministro acrescentou ainda no seu discurso que no domínio dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, e Segurança Social, procedeu-se o recadastramento de 77 mil e 519 assistidos. Destes beneficiaram de residência mil e 124 assistidos, nos diferentes projectos habitacionais.
"Com vista a garantir a sustentabilidade económico-financeira e reduzir a dependência do Sistema de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas e do Orçamento Geral do Estado foram implementados projectos em vários domínios da economia nacional tais como a Silvicultura, fabricas de equipamentos eletrónicos e agrícolas, mineração, hotelaria e turismo”, conclui o Ministro.
Por sua vez, o Secretário de Estado para Defesa Nacional, Almirante José Mária de Lima, ao ler a mensagem em nome dos militares e funcionários do Ministério da Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria garantiu, continuar a dar o melhor para maximizar os êxitos no cumprimento das responsabilidades no sector da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
Participaram na cerimónia os secretários de Estado do MINDENACVP, o chefe do Estado Maior General das FAA, o Inspector-Geral da Defesa Nacional, o Venerando Juiz Presidente do Supremo Tribunal Militar, o Vice-procurador Geral da República e Procurador Geral das FAA, oficiais generais, almirantes, superiores, subalternos, directores nacionais e funcionários afectos ao Ministério da Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e Forças Armadas Angolanas.