No âmbito da Jornada “Março Mulher” / 2022 que se assinalou em todo país, o Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, realizou actividades relacionadas, à uma palestra proferida pela Dra. Maria Helena Cardona, chefe de Repartição de Medicina Curativa da direção dos Serviços de Saúde da Força Aérea Nacional, com o tema “o Contributo das Mulheres nos órgãos de Defesa e Segurança” e uma visita ao Museu de História Militar.
A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para os Veteranos da Pátria, General Domingos André Tchikanha, em representação do Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, que no seu discurso afirmou que "a luta pela emancipação tem obtido muitas conquistas desde o alcance da Independência Nacional e da Paz"
O Secretário de Estado disse ainda que "o esforço das mulheres são notáveis e merecem o nosso devido reconhecimento pois que, se ontem dizia-se "atrás de um grande homem, há uma grande mulher” hoje o discurso mudou, "ao lado de grande homem, há uma grande mulher.
E pertinente compreender os desafios que as angolanas enfrentaram ontem, os que hoje enfrentam e os que enfrentarão amanha nos mais variados sectores da sociedade, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da nação angolana, sem desprimor da manutenção dos seus lares, educação, formação dos seus filhos e elevar a condição da família em que as mães e avós continuam a desempenhar um papel relevante. Não é em vão que se diz que "quem educa uma mulher, educa uma sociedade”, disse Secretário de Estado.
Por sua vez, a Dra. Maria Helena Cardona ao tomar a palavra, abordou o tema sobre "o contributo das mulheres nos órgãos de Defesa e Segurança". Ao dissertar o tema, enfatizou que "mulher é vida e gera vida, ser mulher é um grande desafio, por ter um papel de cuidar, educar, adjuntora, gestora, mãe, vigilante, conselheira e muito mais”.
Segundo a Dra. Maria Helena Cardona, "para os órgãos de Defesa e Segurança, o contributo da mulher é visível em todas as Forças de Segurança, onde as mulheres conquistam dia após dia não só lugares estratégicos, mas também postos altos, como as categorias de oficiais generais”.
A jornada Março Mulher, terminou com uma visita guiada ao museu nacional de História Militar, onde as funcionárias do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria e das Forças Armadas Angolanas conheceram de forma detalhada aquela instituição.