O Presidente da República, General João Lourenço, inaugurou nesta terça-feira o Centro Nacional de Vigilância Marítima, localizado na Barra do Cuanza em Luanda.
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, inaugurou nesta terça-feira o Centro Nacional de Coordenação e Vigilância Marítima, localizado na Barra do Cuanza em Luanda.
Em entrevista a imprensa, o Presidente da República ressaltou que "os centros de vigilância serão os olhos da Marinha de Guerra Angolana, fornecendo informações sobre embarcações de pescas, pesca ilegal, navios da Marinha e outros que navegam nas águas nacionais”.
Segundo o Ministro da Defesa Nacional Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, General-de-Exército João Ernesto dos Santos "Liberdade”, esta infra-estrutura, será um instrumento fundamental para a garantia do exercício da exploração económica, da segurança, das comunicações marítimas e da protecção e exploração dos recursos do mar.
De realçar que a infra-estrutura foi consignada em Setembro de 2019 e que deveria ser entregue em Dezembro de 2020. Esta contempla sala de operações, edifício administrativos, posto médico, refeitório e dormitórios. Ela contribuirá para a segurança marítima do país, em coordenação com outros centros para recolher informações e fornece-las as embarcações em casos de necessidade de intervenção.