O Secretário da Defesa do Estados Unidos da América, General reformado, LIoyd Austin III, foi recebido com honras militares no ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, num encontro de trabalho.
Ao tomar a palavra, o Secretário da Defesa do Estados Unidos da América, General reformado, LIoyd Austin III, disse que sente-se regozijado por ser o primeiro Secretario da Defesa Americano a visitar Angola, desde a assinatura do memorando de entendimento em 2017, em Washington D.C, Estados Unidos da América (EUA).
Mais a diante, o General reformado, Lloyd Austin III disse que a visita é uma oportunidade para aprofundar as relações, nas áreas marítimas e muito mais no Oceano Atlântico na luta contra imigração ilegal e busca de soluções das alterações climáticas. Também se mostrou admirado com a modernização das Forças Armadas Angolanas, e pelo apoio que têm sido prestado para a estabilização da Paz em África, como é o caso de Moçambique e a República Democrática do Congo.
O ministro de Estado e Chefe da Cada Militar do Presidente da República, General-de-Exército Reformado, Francisco Pereira Furtado, falou no final do encontro realizado no Salão Nobre, sobre o acordo de cooperação que foi reforçada com a primeira visita do Secretário da Defesa do Estados Unidos da América à Angola, permitiu passar em revista os aspectos ligados aos avanços da linha de cooperação entre Angola e EUA no Sector da defesa, no domínios da formação de quadros, segurança espacial e cibernética, engenheira militar, reequipamento e modernização das Forças Armadas Angolanas.
E por último, respondendo a uma questão, o General-de-Exército Reformado, Francisco Pereira Furtado, referiu que, a nossa constituição não permite a instalação de base militar estrangeira no nosso país, por isso, em nenhum momento falou-se do assunto nos encontros realizados, concluiu.