mindenvp.gov.ao
Ministério
05 Janeiro de 2023 | 19h01 - Actualizado em 06 Janeiro de 2023

SECRETÁRIO DE ESTADO HOMENAGEA TUMULO DOS MARTIRES DO 04 DE JANEIRO

No âmbito das comemorações do dia dos Mártires da Repressão colonial, o secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, general Domingos André Tchikanha, em representação do Ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, fez a deposição de uma coroa de flores no tumulo dos Mártires do 04 de janeiro, localizado no município do Quela, na aldeia do Teka dya Kinda.

No âmbito das comemorações do "dia dos Mártires da Repressão colonial", o secretário de Estado para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, General Domingos André Tchikanha, em representação do Ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, fez a deposição de uma coroa de flores no tumulo dos Mártires do 04 de janeiro, localizado no município do Quela, na aldeia do Teka dya Kinda.

Em entrevista a imprensa, o Secretário de Estado Domingos André Tchikanha disse que "é um dia de lembrança de todos os angolanos que foram barbaramente massacrados pelo regime português e exploração colonial, desde então, o Governo Angolano instituiu o dia 04 de janeiro, como sendo uma data de homenagem para estes heróis patriotas e filhos de Angola”.  

Questionado se a data poderia voltar a fazer parte dos feriados Nacionais, o secretário de Estado respondeu que "a decisão tem que partir dos Órgãos de Soberania que é a Assembleia Nacional, com tudo, vamos levar a preocupação para vermos o que as autoridades vão decidir.

O Secretário de Estado, garantiu também que o memorial vai ser construído e que estão a ser criadas as condições necessárias para o efeito, "Os planos estão a ser gizados, mas neste momento não posso precisar as datas para o início das obras”, disse.

Por sua vez o regedor do Quela, Manuel Quituxe Nzagi demonstrou insatisfação porque segundo o mesmo, "não se está a cumprir as palavras de Agostinho Neto quando diz que o mais importante é resolver os ploblemas do povo”.

O regedor Manuel Quituxe Nzagi apelou aos governantes para que "resolvam os problemas de maneiras a terem condições habitacionais, estradas energia elétrica e água corrente para todos”.



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais