mindenvp.gov.ao
Ministério
29 Abril de 2022 | 14h05 - Actualizado em 02 Maio de 2022

SECRETARIO DE ESTADO INCENTIVA RIGOR AOS INSPECTORES

O Secretário de Estado para Defesa Nacional, Almirante José Maria de Lima, incentivou nesta sexta-feira, 29 de Abril do corrente, aos inspectores do Sector, a agir com rigor e imprimir uma dinâmica de investigação coerente no sentido de prevenir e restringir as más práticas.

O Secretário de Estado, fez esta declaração no encerramento da jornada do dia do Inspector do Órgão de Inspecção do sector da Defesa Nacional, decorrido de 25 a 29 de Abril, no  Comando do Exército.

O Almirante José Maria de Lima disse ainda que, "a acção dos inspectores deve estar alinhada com o programa do Governo, na incessante luta contra a corrupção passiva e activa, bem como outros males que criam obstáculos do país.

O também Ministro em exercício garantiu que, ”estão a ser empreendidos esforços,  no sentido de se materializar o regime remuneratório da Inspecção-Geral da Defesa Nacional à luz do Decreto Presidencial nº 176/20 de 23 de junho, o que deverá de certa forma dar mais dignidade aos agentes cuja vocação é fiscalizar  a gestão dos recursos do Estado.

Os Inspectores foram exortados pelo Secretário de Estado, no sentido de privilegiar a formação e capacitação, de modo a aperfeiçoar os mecanismos para uma inspecção mais proativa e actuante.

De realçar que o dia do inspector militar foi instituído no dia 26 de abril de 2006, pelo então Ministro da Defesa Nacional, General Kundi Paihama. A escolha da data deve-se ao impacto positivo da primeira Reunião Metodológica dos Órgãos de Inspecção das FAA, realizada na sala de reuniões do comando do Exército em 2003.  

Estiveram presentes na cerimónia de encerramento da jornada, oficiais Generais,  superiores, subalternos, funcionários civis do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria e das Forças Armadas Angolanas. 

 

 

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais